SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

RESOLUÇÃO N° 46/2006

Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Campus I, desta Universidade.

 

 

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou em reunião realizada em 20 de julho de 2006 (Processo nº 23074. 009.039/03-41)

 

CONSIDERANDO:

a importância de um Projeto Político-Pedagógico dinâmico que estará em constante processo de avaliação;

 

a necessidade de formar profissionais para atuar nos campos de trabalho emergentes na área;

 

os critérios e os padrões de qualidade estabelecidos pela UFPB para a formação de profissionais;

 

as diretrizes fixadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que orientam a elaboração curricular;

 

as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Ciências Contábeis, instituídas através da Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004;

 

a Resolução CONSEPE/UFPB 34/2004, que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB;

 

 

R E S O L V E:

Art. 1o Aprovar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFPB.

              § 1o Compreende-se o Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis da UFPB, como sendo o conjunto de ações sócio-políticas e técnico-pedagógicas relativas à formação profissional que se destinam a orientar a concretização curricular do referido Curso.

              § 2o As definições relativas aos objetivos do Curso, perfil profissional, competências, atitudes e habilidades, e campo de atuação dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I.

Art. 2o O Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Bacharelado, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus I, tem como finalidade conferir o grau de bacharel aos alunos que cumprirem as determinações constantes da presente Resolução

 

Art. 3o O Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Bacharelado, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, com a duração mínima de 08 (oito) e máxima de 12 (doze) períodos letivos para o turno diurno e duração mínima de 10 (dez) e máxima de 15 (quinze) períodos letivos para o turno noturno, será integralizado com 2.880 (dois mil e oitocentas e oitenta) horas/aula, equivalentes a 192 (cento e noventa e dois) créditos.

Parágrafo único. Será permitida a matrícula em no máximo 28 (vinte e oito) e no mínimo 18 (dezoito) créditos por período letivo para o turno diurno e no máximo 24 (vinte e quatro) e no mínimo 16 (dezesseis) créditos por período letivo para o turno noturno.

 

Art. 4o    A composição curricular, integrante do Projeto Político-Pedagógico, resulta de conteúdos fixados de acordo com as especificações abaixo-apresentadas, sendo desdobrados conforme especificado no Anexo II. 

Composição Curricular

 

Conteúdos Curriculares

Créditos

C/H

%

1. Conteúdos Básicos Profissionais

1.1 Conteúdos Básicos Profissionais

1.2 Estagio Supervisionado 

96

32 

1.440

   480 

 

Total 

128 

1.920 

  66,67%   

2. Conteúdos Complementares

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios  

2.2 Conteúdos Complementares Optativos 

2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis 

44 

16 

04 

660 

240 

  60 

 

Total 

64 

960 

  33,33%  

TOTAL

192 

2.880 

100% 

 

 

Art. 5o As modalidades de componentes curriculares serão as seguintes:

              I – disciplinas;

              II – atividades:

              a) atividades de iniciação à pesquisa e/ou extensão;

              b) seminários - discussões temáticas;

              c) atividades de monitoria;

              d) elaboração de trabalho de conclusão de curso;

   e) participação em eventos;

              f) oficinas e congêneres;

              III – estágios;

              IV – outras atividades relevantes para a formação do aluno, mediante aprovação do colegiado.

 

§ 1o O Estágio Supervisionado está incluído nos conteúdos básicos profissionais e terá duração de 480 (quatrocentos e oitenta) horas/aula, equivalentes a 32 (trinta e dois) créditos..

§ 2o Nos conteúdos complementares obrigatórios serão incluídas as disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Pesquisa Aplicada à Contabilidade que constituirão a base para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC.

§ 3o As modalidades de componentes previstas nos Incisos II, III e IV deste artigo serão regulamentadas pelo Colegiado do Curso para fins de integralização curricular.

Art. 6o O Curso adotará o regime de créditos.

Parágrafo único. A estruturação curricular, resultante da lógica de organização do conhecimento, em semestres letivos, será feita conforme especificado no Anexo III.

Art. 7o O Projeto Político-Pedagógico de que trata a presente Resolução será acompanhado e avaliado pelo Colegiado do Curso.

Art. 8o Serão vedadas alterações, num prazo inferior a 08 (nove) períodos letivos, ressalvados os casos de adaptação às normas emanadas pelo CNE e pelo CONSEPE, considerando também as emergências sócio-político-educativas.

              Parágrafo único. Adaptações curriculares de caráter emergencial, como alterações de ementas, remanejamentos de disciplinas, alterações de pré-requisitos, equivalência de disciplinas e alteração de carga horária das disciplinas, serão aprovadas pelo Colegiado do Curso e os Departamentos envolvidos, e encaminhadas ao CONSEPE, ouvida a Pró-Reitoria de Graduação, para aprovação.

.Art. 9o Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, 22 de agosto de 2006.

 

 

 

Rômulo Soares Polari

Presidente

  

 

ANEXO I à Resolução nº 46/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Campus I da UFPB.  

 

DEFINIÇÕES DO CURSO

 

 

1. OBJETIVOS DO CURSO

O curso de Ciências Contábeis no Campus I, tem como foco a formação de contadores e gestores das informações contábeis, capazes de desenvolver, analisar e implementar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, exercendo com ética as atribuições e prerrogativas previstas na legislação pertinente.

O curso prepara profissionais em nível superior capacitados para programar, acompanhar e controlar o processo de gestão orçamentária e financeira, coordenando, coletando, registrando, analisando e interpretando os fenômenos que produzem alterações na situação econômica, financeira e patrimonial das empresas.

 

2. PERFIL PROFISSIONAL

O curso de graduação em Ciências Contábeis se propõe formar bacharéis com sólidos domínios acadêmicos, científicos e tecnológicos no seu campo de atuação, com capacidade de:

 Em termos da abrangência profissional, o contador pode atuar das seguintes formas: profissional autônomo, empresário ou prestador de serviços técnicos de contabilidade, auditor e consultor; funcionário responsável nas áreas de contabilidade, auditoria interna, controladoria e orçamento financeiro, consultoria fiscal-tributária, custos e planejamento gerencial e análise das demonstrações contábeis de entidades públicas ou particulares; perícias contábeis judiciais ou extrajudiciais; avaliação de bens patrimoniais; constituição, incorporação, cisão, fusão ou liquidação de empresas; magistério superior; servidor público em todas as instâncias governamentais.

 

3. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Curso de Graduação em Ciências Contábeis deve possibilitar formação profissional que revele, as seguintes competências e habilidades:

 

  

4. CAMPO DE ATUAÇÃO

O mercado de trabalho para o contador é desafiador e caracteriza-se como sendo um dos mais amplos, haja vista que a informação contábil é indispensável no processo de gestão das organizações e ao mundo dos negócios de um modo geral.

O campo de atuação desse profissional inclui, entre outras, empresas públicas e privadas, órgãos governamentais, como consultorias, instituições de ensino superior e de pesquisa.

 

 

ANEXO II à Resolução nº 46/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Campus I da UFPB.

 

  

COMPOSIÇÃO CURRICULAR

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Modalidade: Bacharelado

 

 

1. Conteúdos Básicos Profissionais

 

1.1  Conteúdos Básicos Profissionais

     

 

Disciplinas

Créditos

Carga Horária

 

Pré-requisitos

Português Instrumental

04

60

 

Introdução à Sociologia 

04

60

 

Administração I

04

60

 

Administração Financeira

04

60

Administração I

Instituição ao Direito Público e Privado

04

60

 

Legislação Social, Trabalhista  e Previdenciária

04

60

 

Direito Tributário

04

60

 

Direito Empresarial

04

60

 

Economia I

04

60

 

Mercado Financeiro e de Capitais

04

60

 

Matemática I

04

60

 

Matemática Financeira

04

60

Matemática I

Estatística

04

60

 

História do Pensamento Contábil

04

60

 

Contabilidade I

04

60

 

Contabilidade II

04

60

Contabilidade I

Contabilidade III 

04

60

Contabilidade II

Contabilidade IV 

04

60

Contabilidade III

Contabilidade Internacional

04

60

 

Contabilidade Pública

04

60

 

Contabilidade de Custos

04

60

 

Métodos Quantitativos Aplicado à Contabilidade

04

60

 

Contabilidade Gerencial

04

60

 

Princípio de Computação

04

60

 

Total

 

      96

 

  1.440

 

 

1.2 Estagio Curricular

Laboratório Contábil I 

16

240

 

Laboratório Contábil II 

16

240

Laboratório Contábil I 

Total

32

480

 

TOTAL (1.1 + 1.2)

128

1.920

 

2. Conteúdos Complementares

 

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios

     

Pesquisa Aplicada à Contabilidade

04

60

 

Metodologia do Trabalho Científico

04

60

 

Trabalho de Conclusão do Curso

04

60

Metodologia do Trabalho Científico

Ética Geral e Profissional

04

60

 

Teoria da Contabilidade

04

60

 

Análise das Demonstrações Contábeis

04

60

 

Análise de Custos

04

60

 

Auditoria Contábil

04

60

 

Controladoria Organizacional

04

60

 

Perícia e Arbitragem Contábil

04

60

 

Sistemas de Informações Contábeis

04

60

 

TOTAL

 

44

660

 

2.2 Conteúdos Complementares Optativos (Mínimo de 16 créditos/ 240 horas)

 

Introdução à Filosofia

04

60

 

Introdução à Psicologia

04

60

 

Auditoria Contábil II

04

60

 

Chefia e Liderança

04

60

 

Gestão Contábil

04

60

 

Contabilidade Social

04

60

 

Contabilidade Rural

04

60

 

Contabilidade Atuarial

04

60

 

Contabilidade Hospitalar

04

60

 

Contabilidade Estratégica

04

60

 

Contabilidade da Construção Civil

04

60

 

Contabilidade de Hotelaria e Restaurantes

04

60

 

Contabilidade Tributária

04

60

 

Contabilidade para Organizações do Terciário

04

60

 

Consultoria em Contabilidade

04

60

 

Inglês I

04

60

 

Inglês II

04

60

 

Espanhol I

04

60

 

Espanhol  II

04

60

 

Administração Mercadológica

04

60

 

Fundamentos de Análise de Investimentos

04

60

 

Economia II

04

60

 

Orçamento e Finanças Governamental

04

60

 

Orçamento Empresarial e Planejamento Estratégico

04

60

 

Economia das Organizações

04

60

 

2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis (Mínimo de 04 créditos/ 60horas)

 

Temas Especiais em Contabilidade

04

60

 

Total

04

60

 

Total (2.1 + 2.2 + 2.3)

 

64

960

 

Total

192

2.880